Instruções


Recém Nascido



Todo bebe do nascimento até o 28° dia de vida é chamado de recém-nascido. Durante o período de internação o bebe ficará aos cuidados dos pais e da equipe médica. Após esse período, ambos irão para a casa, onde os pais iniciarão os cuidados sozinhos. As responsabilidades primárias dos pais são fornecer alimentação, vestimenta e higiene: os requisitos básicos da vida humana.

O leite materno deverá ser o alimento exclusivo do bebe até os 06 meses e é um momento único de vinculo entre mãe e bebe. O leite materno é a nutrição vital e satisfaz a necessidade física mais básica da criança. Ao mesmo tempo, supri uma profunda necessidade psicológica de amor e atenção. Enquanto o bebe é alimentado, segurado e embalado pela mãe, está se acostumando com o seu toque e a sua voz.

As vestimentas do bebe devem ser lavadas, antes do uso. Segundo pediatras nada deve entrar em contato com a pele delicada do bebê antes de ser devidamente higienizado, devido a poeira e ácaros que podem acumular. Nada de grave acontecerá, se as roupas não forem higienizadas, mas podem aparecer algumas irritações cutâneas.

Um dos momentos que costuma preocupar os pais é relativo à higiene corporal e bucal do bebe. O ideal é um ou dois banhos por dia e com sabonete neutro. O uso de antisséptico tira a proteção da pele, além de não ser indicado o uso de xampus e perfumes. Entretanto, a cada troca de fralda o ideal é fazer a higiene com água morna e algodão, a fim de evitar assaduras. A higiene bucal, por sua vez, deverá ser realizada com uma gaze, ou ponta de uma fralda, umedecidos em agua limpa, a fim de retirar os resíduos de leite.




Solidão

Os primeiros sinais.

A solidão é profunda sensação de vazio e isolamento. O sentimento vai além da natureza física das coisas e permeia a perda de algo importante na vida. Perder a juventude, a mobilidade, a memória são situações que levam o idoso para um profundo sentimento de solidão e isolamento social. Essa descoberta e vivência é solitária e por isso muitos tentam evitá­la.

Estudos confirmam que a partir dos 65 anos de idade, em torno de 40% desta população passa mais de 8 horas por dia sem companhia, em alguns casos sem ninguém que cuide sobretudo em situações de dependência ou falta de autonomia. É de referir que em situações como estas, a solidão chega a ser assustadora. Estas condições aumentam os problemas psicológicos, como a tristeza profunda, os sinais de depressão, a ansiedade, irritação, pessimismo, baixa estima, hostilidade e nervosismo. Além do sofrimento, que é mais sentido pelos idosos, bem como as dores agudas, como a angústia que traz deficit na qualidade das relações sociais.

A dor da solidão, também, produz alterações significativas no organismo e equivalentes ao envelhecimento natural, atrelado ao risco aumentado de doenças cardíacas. Alterações cardíacas são parte do processo natural de envelhecer, mas a solidão acelera o aparecimento de quadros de infarto, com complicações que podem levar ao óbito. Existe, ainda, a elevação da pressão arterial, maior reatividade cardiovascular ao estresse e tempos maiores de recuperação cardiovascular. Essa recuperação é tão lentificada, devido a solidão, que os padrões não são retomados aos níveis anteriores. A imunidade é reduzida, e a entrada para bactérias e vírus é facilitada, tendo repetidos quadros de gripe, pro exemplo. O padrão de sono sofre alteração e as horas de descanso são poucas e a qualidade dessas horas é baixa. Outra alteração é a constante sensação de cansaço físico e mental. Além da memória que sofre um declínio e a capacidade de assimilar informações se torna mais curta e menor.

Entende­se que o convívio com o outro é uma necessidade básica do ser humano e que não tê­la saciada poderá desencadear e agravar problemas de saúde.

A sociedade atual faz com que as famílias tenham horários de trabalho estendido, compromissos a serem cumpridos e muitas tarefas que podem impedir a presença junto a um idoso. Para suprir essa, esperada e compreendida, ausência, que os cuidadores da Home Angels são orientados. Sabemos que com a presença do nosso cuidador, o idoso terá o índice de mortalidade, devido a solidão, diminuído. O atendimento prestado a partir de 08hs diárias fará com que os aspectos fisiológico, psicológico, emocionais e sociais altamente impactados pela solidão sofram declínio em um breve espaço de tempo. O idoso terá acompanhamento nas atividades do cotidiano, aquelas que apresenta dificuldades em realizar de maneira independente. Terá a companhia de um cuidador orientado na melhor forma de auxiliar e garantir segurança nas atividades desempenhadas. Com a presença do cuidador o idoso poderá manter ou retomar sua vida, realizando o que lhe traz prazer e satisfação.

O cenário para o idoso será de Qualidade de Vida e para as famílias tranquilidade!


Nós oferecemos cuidados que podem ajudar

Os cuidados oferecidos pela Home Harmonia focam em ajuda para as atividades diárias da vida. Esses desafios podem receber um grande alivio quando acompanhados por alguém preparado e comprometido em ajudar:

Lembrança da medicação
Acompanhamento à consulta medica
Alimentação
Compras
Socialização
Banho
Vestir-se
Assistência à locomoção
Encorajamento
Prevenção de acidentes
Auxilio para tarefas pessoais e profissionais
Companhia
Informação à família
Cuidador de Adulto
As atividades do cotidiano dependem da capacidade motora. Alimentar-se, fazer higiene, vestir-se, trabalhar, caminhar, estudar e ir ao médico são desafios a vencer.

A vida adulta é generosa em oportunidades e realizações. Toda limitação física pode ser amenizada quando uma ajuda dedicada é oferecida e promove a continuidade profissional, a recuperação da saúde ou mesmo a adaptação para uma nova realidade física.

Adultos com mobilidade reduzida por um histórico de Acidente Vascular Cerebral, acidentes automobilísticos, deficiências, doença de Alzheimer, Parkinson, entre outras, experimentam um grande alívio com a presença dedicada de um Cuidador.


Baby Sister

A participação da família é indispensável em qualquer quadro de enfermidade ou deficiência de uma criança. Contudo, a presença de um Cuidador, também chamado de babá, preparado para ajudar a criança e para interagir com a família traz grandes possibilidades de alívio para todos.

A Home Harmonia possui baby sister treinados para atender crianças em recuperação de saúde, com limitação de mobilidade, com deficiência visual, com síndromes e estados de saúde permanentes. Brincar, vestir, manter a higiene e alimentar-se passam a ser atividades acompanhadas de atenção e carinho.

O Cuidador não apenas reconhece a família como uma fonte de informação, mas como pessoas que podem ser orientadas e treinadas para cuidar da criança na sua ausência.


Pós Cirúrgico
Após qualquer intervenção cirúrgica, o corpo humano precisa de tempo para se regenerar. Muitas alterações ocorrem nos primeiros dias após a cirurgia e para se recuperar o organismo precisa de toda ajuda possível. Repouso, alimentação adequada e no horário, banho e auxílio para evitar esforço fazem a diferença.

A Home Harmonia possui cuidadores treinados para acompanhar pessoas desde a internação até a alta hospitalar, com continuidade do atendimento na residência. Eles são orientados a observar e registrar qualquer alteração que possa surgir, como inchaços, sangramentos no local do corte, vermelhidão, dores, etc. E assim oferecer as informações essenciais ao acompanhamento médico.

Além de prestar cuidados básicos de higiene, alimentação e vestimenta, o Cuidador também faz o acompanhamento a terapias orientadas, aos retornos médicos e no controle dos medicamentos.

Gestante 
O período de cuidados de uma gestante pode ser necessário desde os primeiros meses da gravidez. Após o parto, os cuidados essenciais duram de 6 a 8 semanas e só terminam com o retorno do ciclo. No caso de mães de múltiplos, os cuidados são ainda maiores.

Os dias na maternidade e o retorno ao consultório do obstetra geralmente requerem ajuda que o Cuidador está apto a prestar. As mães precisam ser bem cuidadas e a posição de amamentação corrigida para reduzir dores e fissuras. O acúmulo de leite excessivo também precisa ser acompanhado, assim como a dieta prescrita pelo médico.

Desafio. A maternidade é uma dádiva e o desejo de ter e cuidar de um bebê é universal entre as mulheres. Mas quando eles vêm em dobro (ou mais)? Requer mas cuidado.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog